16 razões para visitar Tessalónica

Como prometido venho mais uma vez falar-vos sobre Tessalónica. Nota-se muito que gostei da cidade? Ahaha

Historicamente, a cidade foi fundada em 345 a.C pelo rei da Macedônia, Cassandro, que lhe deu o nome da sua esposa – Tessalónica. Mas em Agosto de 1917 um incêndio, de origem desconhecida, destrói metade da cidade o que obriga, mais tarde, á reconstrução em moldes mais modernos.

É atualmente a capital da Macedônia, a maior região da Grécia e um dos pontos de transporte de maior importância para o sul da Europa. Além disso, é a zona com mais população jovem, sendo por isso uma cidade universitária e com um estilo de vida boêmio. E como se já não bastassem todos estes pontos, a cidade possui imenso patrimônio histórico, desde arte, a igrejas de origem bizantina, e alguns deles são Patrimônio Mundial da Humanidade, da Unesco.

Falemos então deles:

 

Torre Branca
É a imagem de marca da cidade e percebe-se porquê quando estamos bem perto dela. Na minha opinião, é sem dúvida o local mais bonito. Não só pela torre mas também pelo local (á beira mar) e a envolvência do mesmo. Foi construída no século XVI e foi em tempos local de prisão e de massacre, tendo sido chamada de “Torre Vermelha”. Mas quando os gregos se apoderaram da zona pintaram a torre de branco, dando-lhe o nome atual – Torre Branca. Tem 6 pisos e é atualmente um museu e centro de exposições.

Passeio á beira marPasseio com quase 4.5 quilômetros de extensão a par com o mar mediterrâneo. Ótimo para atividades ao ar livre e com bastantes cafés e restaurantes para nos deliciarmos com um belo café.

Praça Aristóteles
Bem no coração da cidade, a praça foi construída após o incêndio, por um arquiteto francês. É a praça principal, bem perto da zona portuária Em seu redor encontramos edifícios modernos, com bastantes arcos, relacionados com tradições bizantinas.

Arco Galério ou Kamara
Um dos locais mais antigos da cidade e ponto de visita para os demais turistas. É um arco enorme, com bastantes gravuras, construído no séc IV para comemorar a vitória de um imperador romano contra os persas.

RotundaTal como o Kamara é um edifício enorme e das construções religiosas mais antigas de Salónica. Foi construído por romanos em 306 a.C e foi durante 1200 anos um templo cristão, mas depois convertido numa mesquita. Hoje em dia funciona como museu e igreja.

Igreja Agia Sophia
A igreja mais antiga da cidade e uma das maiores. É considerada patrimônio da Unesco.

Igreja Panagia ChalkeonIgreja bizantina com bonitos jardins envolventes, com várias árvores e roseiras. Construção enorme mas com um interior bastante íntimo. Foi construída abaixo do nível da rua, o que permite maravilhosas fotos. É de fácil acesso e também faz parte do patrimônio da Unesco.

Estátua de Alexandre, o GrandeJunto à Torre Branca é possível encontrar a estátua de bronze em honra a Alexandre, o Grande. É a maior estátua da Grécia, com 6.15 de altura e o símbolo de orgulho do povo.

Modiano Market16 razões para visitar TessalónicaUm dos mercados mais importantes de Salónica, onde se encontra de tudo aos preços mais acessíveis. Além de peixe fresco, frutas, carne, flores, roupa e outras tantas coisas, tem alguns restaurantes no interior, onde podemos comer comidas tradicionais gregas. Existem outros mercados mais pequenos, mas este é bem perto da praça de Aristóteles, sendo por isso dos mais procurados e movimentados.

Ágora ou Fórum Romano
Local que outrora era de discursos importantes, eleições, reuniões, etc. Encontra-se um pouco acima da praça de Aristóteles e é um local arqueológico aberto ao público. Nas ruas envolventes encontramos vários bares e restaurantes.

Ladadika16 razões para visitar Tessalónica

16 razões para visitar Tessalónica
Bairro histórico da cidade, perto do Porto de Tessalónica, que outrora foi local de venda do azeite. Aqui reinam os cafés, bares e restaurantes e é uma zona muito procurada por todos. À noite fica lotada de gente e de animação.

Porto de TessalónicaTessalónica uma cidade com históriaPonto de encontro de muitos turistas e moradores da cidade para relaxar e apreciar o belo final do dia. Aqui podemos também encontrar o Museu da Fotografia e do Cinema.

Igreja de São Demétrio16 razões para visitar TessalónicaIgreja dedicada ao santo padroeiro de Tessalónica – Santo Demétrio. Uma igreja com imensos habitantes locais. Faz parte do patrimônio mundial da Humanidade da Unesco desde 1988.

Zongolopoulos Umbrellas
Criação de um escultor grego que foi colocada pela primeira fez em 1997 na praia. Mas depois transferida para perto da Torre Branca e da escultura de Alexandre, o Grande. Tem a particularidade de ser das poucas obras de arte na qual podemos tocar.
É atualmente, tal como a Torre Branca, uma imagem da cidade e que todos procuram para as mais belas fotografias. É difícil encontrar o local vazio, por isso prepare-se para aparecer nas fotos de muita gente.

Ouseri TsinariTessalónica uma cidade com históriaUma taverna na parte sul da cidade. Na mesma zona podemos encontrar mais 2 ou 3 mas é uma zona  bem gira para se almoçar bem e barato. A zona é colorida, um pouco distante, mas ainda assim procurada por muitos. Prepare-se para esperar um pouco para almoçar. Além de restaurantes tem 1 ou 2 cafés na zona.

Ruas

Passear simplesmente pelas ruas da cidade. Ir sem pressas e descobrir o que cada uma tem para nos dar. Encontramos magníficas construções, cores, lojas e outros tantos monumentos que merecem visita.

Artigos relacionados

Autumn, is that you?    Terminou o mês de Agosto e aqui na Grécia, o término do mesmo é sinónimo de Outono. Acaba -se o Verão e as altas temperaturas dão lu...
Palma – 7 atrações turísticas a não perder... E de repente foram-se. Sim, de repente acabaram as férias e é hora de voltar à rotina do dia-a-dia. Mas enquanto a coisa não acontece partilho convosc...
Lefkada Island Depois da ilha de Zakinthos (aqui), ontem foi dia de partir à descoberta e conhecer uma segunda ilha! A escolhida foi Lefkada ou Levkas, que se encont...
Frio, frio, frio 5 meses atrás e lembro-me perfeitamente de ansiar pelo Inverno para poder ficar na cama a ouvir a chuva a bater na janela, e eu enroscada naqueles len...

Deixe uma resposta