Começou tudo quando saí de casa dos pais para viver com o namorado. Depois voltei a empacotar tudo e a guardar para sair do país. Depois fui para a Grécia e agora voltei a pegar em tudo e a desempacotar na casa nova (aqui). Entre tanta mudança de casa começo a tornar-me entendida na coisa. Não sou nenhuma mestre, é verdade, mas quase. Por isso, hoje partilho convosco algumas dicas úteis para uma mudança de casa mais calma e organizada.
Empacotar
Enquanto que a parte chata e cheia de papelada se arrastava fui adiantando serviço e fui empacotando tudo devidamente e com tempo. Para não haver muita confusão na casa empacotei por zonas da casa e escrevi em cada caixa o que tinha (copos, panelas, livros, candeeiros, roupas, etc, etc). Felizmente, esta parte foi fácil porque já tinha a maioria de móveis, decorações e outros afins empacotados, identificados e guardados.
Serviços
Depois de tudo empacotado e com a chave na mão tratei dos serviços necessários de todas as casas. A água, a luz e o gás são necessários e indispensáveis para qualquer pessoa. Também é obrigatório alterar a morada do cartão único e tudo isso e demorado e envolve alguma papelada e documentação.
Limpeza aprofundada
A casa nova vazia é a melhor altura para limpar tudo. Desde tectos, janelas e tudo mais que fica escondido e de difícil acesso quando a habitamos. A tarefa e árdua mas vale a pena e é mesmo necessária.
Apenas o necessário
Levar só e apenas aquilo que precisamos e gostamos. Enquanto arrumamos vamos encontrar de tudo. Coisas que já nem sabíamos que tínhamos, coisas novas, coisas estragadas e muita coisa que e apenas “lixo”. Mudar de casa é isto também, uma limpeza de coisas velhas, feias e usadas que darão lugar a coisas novas e giras.
Planear o dia de mudança
O dia que damos início ao transporte das coisas todas para a casa nova é dos dias mais importantes, e cansativos também. Requer muita força, paciência e amigos também. Há a possibilidade de serem empresas especializadas em mudanças mas acho que tem imensa piada e dá mais gosto quando somos nós próprios a fazê-lo. Com uma boa dose de amigos e familiares tudo se torna mais fácil, divertido e rápido.
Arrumação
A parte mais confusa de todas. Vai ser caixotes, sacos e móveis por todo o lado. A maior bagunça acontece nesta altura, mas para facilitar as coisas aconselho que ao trazer as coisas as deixem logo na respectiva divisão da casa. Como por exemplo, a caixa das panelas na cozinha, a da roupa nos quartos e por assim a diante. Isto poupa-nos uns quantos passeios com as caixas na casa.
Decorar e disfrutar
O maior gozo de todos é quando temos tudo arrumado e nos dedicamos aos pequenos pormenores que tornam aquela casa ainda mais nossa. Os primeiros tempos vamos querer comprar tudo e mais alguma coisa mas isto leva tempo e requer poupança também. Depois, é só desfrutar daquilo que é nosso e nos deu tanto gosto em preparar.
**foto retirada da internet