Casamento: lista de 10 afazeres importantes

Casamento lista de 10 afazeres importantes

O casamento está à porta e ainda que faltem pequenos pormenores, quase tudo está preparado e encaminhado para o grande dia. Tudo foi tratado atempadamente e por isso hoje partilho convosco alguns dos primeiros passos para organizar um casamento.

  1. Definir um orçamento
    Hoje em dia casar exige ter um algum dinheiro extra. Se em outros tempos se faziam casamentos num restaurante e se gastavam meia dúzia de contos, hoje em dia é preciso alguns alguns 4 ou 5 dígitos na conta. A oferta é diversificada, mas cada vez melhor. E como tudo, se queremos, pagamos. O primeiro passo é fazer contas à vida e decidir quanto dinheiro temos disponível para gastar no grande dia e quanto em cada coisa.
  2. Decidir a data e hora
    Nem todos sonham casar em pleno verão e na igreja. Há quem opte por uma cerimônia simples e no civil. Há quem opte por casar no frio de inverno, na praia, ou num castelo. Nos dia dos casamentos de Santo António, ou até mesmo no final do ano. Há gostos para tudo e dependendo da altura do ano, os preços também variam.
  3. Lista de convidados
    Lista de convidados que vai sofrer uma constante alteração. O número de convidados pode também ajudar a escolher o lugar para o copo de água. Na maioria dos locais exigem mais de 100 convidados pagantes.
  4. Escolher a quinta
    A escolha da quinta é das tarefas mais complicadas. Normalmente deve ser feito com um ano (ou mais) de antecedência. A oferta é imensa e existe locais para todos os gostos e para todas as carteiras. Estas podem incluir desde a refeicão, a decoracão, animacão, fogo, bailarinos, etc, etc.
  5. Falar com o padre
    Reunir com o padre para lhe  comunicar mais detalhes sobre o casamento. Algumas igrejas pedem para fazer um curso de casal.
  6. Escolher o fotógrafo
    Existe vários tipos se fotografia, e como tal, vários tipos de fotógrafos. Cada um tem vários pacotes para o dia de casamento, incluindo o vídeo e a fotografia. Se quiseres um fotógrafo bem requisitado é melhor marcar com antecedência.
  7. Comprar o vestido
    A parte mais desejada e que, muitas vezes, dá cabelos brancos à mulher. Há quem se apaixone com o primeiro vestido, e há quem vista 20 e não goste de nenhum. Deve ser feito com antecedência, porque o vestido para ficar pronto demora cerca de 6-8 meses, sem esquecer todas as provas do vestido e a escolha de acessórios, cabelo, sapatos, etc.
  8. Convites e padrinhos
    Mandar fazer os convites e entregar os mesmos atempadamente. Pelo menos 6 meses antes do casamento é o ideal. Convidar os padrinhos de casamento, e caso haja, as damas de honor também.
  9. Alianças
    O casal deve escolher as alianças. Existem alguns tipos de alianças, mas a maioria das ourivesarias possui várias opções.
  10. Lua-de-mel
    Pensar e pesquisar sobre várias opcões para a lua-de-mel. Pedir vários orcamentos e  pensar com muito cuidado, especialmente se for para fora do país. O clima difere do nosso, a língua é diferente, as exigências são outras e por vezes é necessário passaportes e seguros. Quem não é tão experiente nestas andanças aconselho a tratar com alguma agência de viagens.

Existem outras tantas coisas a fazer, desde a maquilhagem, cabelo, lembranças, fato do noivo, coro de igreja, carro, flores, mas que podem ser feitas mais adiante, nos meses mais próximos do casamento. Os passos acima são e devem ser os primeiros a ser tratados, porque exigem algum tempo de preparação e de aviso prévio.

Artigos relacionados

Casamento: 6 espaços maravilhosos para casar A escolha da quinta para casar é sempre uma tarefa demorada e bastante complicada. São várias as ofertas, muitos orçamentos para pedir, datas ocupadas...
Pausa nos preparativos Como assim, já acabou a primeira semana do ano? O tempo passa voando e a maior prova disso é que o casamento (aqui) está quase quase à porta. Apesar d...
Brides’s whislist E num piscar de olhos o tempo passou e estamos agora a três meses do grande dia. A ansiedade começa a chegar e já sonho imensas vezes com o casamento....
5 formas de poupar dinheiro no casamento Liguei a TV e para meu espanto o tema no telejornal era casamentos. Pois bem, parece que casar está na moda e segundo consta nas mesmas notícias, no a...

6 thoughts on “Casamento: lista de 10 afazeres importantes”

  1. Boa lista !

    Na minha opinião, a coisa mais importante é escolhermos poucos mas bons profissionais, em quem possamos confiar. No meu caso, como organizei tudo à distância, escolher um local só para a cerimónia e recepção cujos responsáveis trataram de tudo menos dos convites e fotografia foi a melhor decisão que tomamos.

    E claro, é importante manter a calma, fazer as coisas com amor e paciência, sem grandes stresses.

    Boa sorte e beijinhos

    1. Um muito obrigada pelas dicas Sara. Eu tambem estou a tratar de tudo á distancia mas penso que esta tudo bem encaminhado.
      Vai correr bem, assim o espero.

      beijinhos

Deixe uma resposta