Dicas Pilateiras – Prancha

Dicas Pilateiras – Prancha

E em pleno dia da Mãe cá estou eu mais uma vez para vos falar sobre Pilates! Penso que devo ser a única alminha portuguesa à face da terra que vem hoje ao mundo da blogosfera falar de outra coisa que não seja deste dia! Me desculpem se esperavam hoje algo alusivo ás nossas mamãs… mas não vai acontecer (ups)

Hoje o exercício que vos trago é nada mais nada menos que a prancha!
Isso mesmo! Todos nós já fizemos uma prancha na vida! E todos nós sabemos que não é tão fácil quanto parece! Uma coisa é uns míseros segundos, outra coisa é um minuto de prancha! Não é para qualquer um! É apenas para um core bem trabalhado e isso nós conseguimos e bem no pilates!

A prancha, um dos exercícios mais básicos e conhecidos no mundo do fitness foca-se essencialmente no trabalho abdominal e da lombar! Além disso, há também o trabalho de força dos nossos braços e ombros!

Este exercício isométrico possui imensas variações mas todas elas partilham a posição decúbito ventral, com as mãos apoiadas á largura dos ombros e na mesma linha dos mesmos! As pontas dos pés encontram-se á largura do quadril!

As pranchas mais utilizadas são com as mãos, antebraços e cotovelos apoiados! E apenas com as mãos apoiadas e os braços esticados!

Dicas Pilateiras – Prancha

 

Em ambas, há a contração abdominal, de glúteo e da coxa! O corpo fica reto e não pode acontecer o que acontece na maioria das vezes – subir os glúteos!

Para dificultar o exercício isométrico podemos fazê-lo com 3 ou 2 apoios!

Com 3 apoios, podemos elevar tanto as pernas como as mãos!

Dicas Pilateiras – Prancha

Em 2 apoios apenas, faz-se a elevação da braço e da perna contrária!

Dicas Pilateiras – Prancha

Conjunto: Adidas

Qualquer uma das pranchas anteriores, se praticada regularmente, consegue fortalecer e definir o nosso abdominal! Além de melhorar a nossa postura!

Boas pranchas para todos!

Artigos relacionados

Dicas Pilateiras – Camel move Ora cá vai o primeiro post a sério sobre a minha grande paixão - o fitness! Quem me conhece sabe que desde pequena tenho um bichinho que não me deixa...
Dicas Pilateiras – Cat stretch Inspirado nos nossos queridos amigos gatos nasce o Cat stretch! Este exercício de mobilidade da coluna promove o alongamento e relaxamento da zona ...
Dicas Pilateiras – Up-dog Os últimos preparativos para viajar para Portugal têm-me tirado o tempo todo e isso fez com que andasse toda a semana a mil. No entanto, prometi que h...
Miha Bodytec – Treino com eletroestimulação ... Quem me acompanha no Instagram tem visto que nos últimos dias partilhei um método de treino um pouco diferente do habitual. E respondendo a todas as q...

2 thoughts on “Dicas Pilateiras – Prancha”

Deixe uma resposta