Greek curiosities

Greek curiosities

 

A estadia por terras gregas vai-se prolongando e com o tempo vou ganhando gosto pelo país e percebendo cada vez mais sobre a sua forma de estar e de pensar. O povo grego além de não perder qualquer hipótese para fazer festa, tem também muitíssimos costumes. Hoje partilho com vocês algumas particularidades deste povo.

 

Kombolói  O objecto de contas, entre 16 a 20, que anda da mão de todos os gregos! Na maioria das vezes, é na mão do povo masculino que anda, mas encontram-se também, em menos número, entre mulheres! Kombolói, que significa pensar, é usado maioritariamente para aliviar stress e por vezes para deixar de fumar! É semelhante a um terço, mas este não tem qualquer ligação religiosa! Encontram-se à venda em qualquer sítio! Vou admitir que é uma coisa um pouco, vá… muito irritante! Isto porque estamos na rua, no café, no jogo ou em qualquer sítio e o barulhinho sistemático das peças a bater umas nas outras entra no ouvido e é difícil abstrair-nos dele!

Name day  Como o nome indica, é o dia em que se comemora o nome de cada pessoa! Ou seja, todos os nomes tem um dia. Por exemplo, o dia do Dimitris, o dia da Sofia, o dia do Yorgos, etc, etc! Neste dia visita-se a pessoa, leva-se presente, e festeja-se em grande, como se o dia de aniversário se tratasse! É habitual no dia de alguns nomes, os mais comuns, ver os restaurantes completamente lotados e com mesas enormes, cheias de família e amigos!

Pratos  É quebrando os pratos que os gregos mostram o quanto felizes eles estão! Como tal, é perfeitamente normal ver em casamentos, aniversários e jantares de família tudo a partir pratos! Vá-se lá entender este costume! Vamos ver que fica um pouco carote partir pratos a toda a hora!

Facas  Um dos costumes mais caricatos dos gregos é sem dúvida o facto de eles nunca passarem a faca para a mão de outro! Isto faz com que cheguemos muitas vezes aos restaurantes e eles tragam os talheres na cesta do pão e nós próprios é que colocamos ao lado do nosso prato! Se pedirmos uma faca por exemplo, eles colocam-na na mesa, e jamais na nossa mão! Acreditam que se fizerem isso no instante a seguir estarão numa luta!

Padres  Os sacerdotes ortodoxos gregos são muito respeitados cá, e como tal, são muitas vezes cumprimentados com um beijo na mão!!! Este costume foi-se perdendo um pouco ao longo dos anos mas Ainda permanece em alguns locais.

13  Ao contrário do que se pensa em Portugal e noutros países da Europa, a sexta-feira 13 não é um dia de azar, mas sim a terça-feira 13.

Horários e sesta  Tal como existe em outros países, aqui na Grécia também existe a hora de sesta – das 14 às 17h! Nessas horas o comércio está todo fechado, no entanto os cafés e restaurantes estão abertos. Mas mais valia não estarem, a quantidade de pessoas é mínima! Nessas horas, em alguns estabelecimentos, os cafés e outras bebidas são mais baratos.
Segundas, Quartas e Sábados, o comércio abre por volta das 9h e encerra às 14h-14:30! Ás Terças, Quintas e Sextas mantém o mesmo horário na parte da manhã e depois reabre as 17h para prolongar-se até as 21h! Domingos está tudo encerrado tanto da parte da manhã como de tarde. 

Superstição  Os gregos são muito supersticiosos e acreditam muito no mau olhado! Segundo eles, pessoas sentem-se mal fisicamente e psicologicamente e é necessário alguém para fazer orações e liberta-los! Além disso, usam também como amuleto o olho azul!!! Em todo o lado encontramos decoração e bijutaria com este olho.

Artigos relacionados

Tsikonopempti É oficial! A época de Carnaval grego está oficialmente aberta! A prova disso foi a comemoração da Tsiknopempti esta quinta-feira 16 de Fevereiro....
Back to Messolonghi Foi amor à primeira vista!E é por isso que vou e venho a esta cidade e nunca me canso. Messolonghi hoje foi ainda melhor com a presença especial ...
Aprendendo a gostar O tempo passa voando. E a maior prova disso é que faz hoje 15 meses que cheguei a este país que outrora  me era desconhecido. Apetecido e desejado por...
Jóia de Epirus – Parga Neste último fim de semana em terras gregas decidimos visitar a mítica cidade de Parga que já se encontrava na nossa lista à algum tempo! A cidade enc...

Deixe uma resposta