Grego que é grego …

gregos gregos

A estadia ainda é recente (7 meses precisamente) mas já deu para saber como é todo o povo grego. Desta forma, hoje apresento-vos algumas das fortes e vincadas características deste país e do seu povo.

  • Beleza grega 

Não é a toa que se fala em “deuses/deusas gregos/as ” quando vemos alguém realmente bonito! 

Quando chegamos a Grécia entende-se o significado da expressão! E não, não estamos a falar meramente de um corpo, mas também (e principalmente) do rosto! Os traços do rosto grego são únicos e distinguem o povo de todos os outros europeus! 

Os olhos são grandes, escuros e com pestanas fortes! O nariz é grande e reto! A pele cor de oliva é super cuidada! As bocas são grandes e os lábios são grossos! E os cabelos? Esses são arrumados e normalmente castanhos! 

Para melhorar ainda mais, as mulheres são super vaidosas e maquilham-se muito bem. O que faz com que chegues ao café as 11h da manhã e vejas toda a mulherada arranjada, parecendo que vai para uma festa!

Ah e os homens gregos! Bem, esses partilham todos cabelo castanho escuro e quase todos eles uma barba grande que aparenta ser mal feita! 

 

  • Patriotismo

É fácil perceber o quanto patriota é este povo quando saímos a rua e nos deparamos com centenas de bandeiras e em tudo o que é sítio! Eles não são esquisitos e colocam em casa, no carro, no café, na empresa e onde mais se lembrarem! 

Além do mais, quando se fala com eles, ui….nota-se o quanto orgulhosos são pelo seu país. 

 

  • Segurança e respeito 

Se há coisa que se nota entre o povo é o respeito e o companheirismo pelo outro! Todos os gregos são extremamente simpáticos, bem educados e todos sabem respeitar o que é do outro! Talvez por isso, a segurança no país seja de louvar! 

Não é caso para dizer que não acontece nada, porque isso acontece em qualquer lado do mundo! Mas sendo a Grécia um país que atravessa uma crise, não se ouve falar de assaltos, mortes ou violência! O que deixa qualquer pessoa descansada quando anda na rua, até mesmo em horas mais tardias! 

  • Comida 

Dotados por um prazer enorme de comer, os gregos sabem como satisfazer qualquer boca na cozinha! A prova disso são os deliciosos e variados pratos que confeccionam! 

A mussaká, a fassolada, a salada Cesar, a salada grega ou até mesmo a pita e o suvlak são sem dúvida pratos que toda agente conhece e come constantemente!

Como é normal da cozinha mediterrânea, usa-se e abusa-se das especiarias e dos “verdes”! Dá mesmo para conhecer tudo o que for folha verde! Além disso, usam muito o azeite de oliva, que é tão característico da Grécia e os queijos, principalmente o queijo feta!

Gostam de carne, de pão e de um bom vinho! Gostam de azeitonas, de mel, e claro, do famoso iogurte grego!

Adoram jantar ou almoçar fora! Pode ser no restaurante mais requintado, mas o que eles amam mesmo é na taverna da esquina! A comida é deliciosa, barata e melhor que isso, é a tradicional!

Grego que é grego não é bom com horários! Gosta de jantar tarde e almoçar só depois das 14h! E se for fim de semana!? Se for fim de semana ainda melhor porque o almoço e a partir das 15h!

 

  • Cafés e restaurantes 

Grego que é grego vai ao café nas horas que antecedem o almoço e o jantar! Grego que é grego adora ficar no café por horas e horas, a falar, a ver, a fumar ou simplesmente com a sua água! O que interessa mesmo e ir ao café! Afinal e esse o grande ganha-pão deles! 

Grego que é grego tem café em cada esquina e café esse que vai estar de certeza lotado!

Mal chegamos aos cafés/bares e apresentado imediatamente copos de água, o costume em toda a Grécia! Após o pedido trazem também bolachas ou bolo para todos! Normalmente todos bebem cafés mas que diferem nas estações do ano! Em estações frias optam pelos quentes, os cappucinos latte e quando o calor chega querem os fredo capuccinos, que consiste numa mistura de gelo, café, leite ou creme, água e açúcar! 

 

  • Cultura

 A história, a língua, os monumentos e todas as tradições que nasceram e vivem aqui, fazem da Grécia um país único! Carregado de magia e exclusividade, este país torna-se adorável para conhecer e até para viver! Todos os locais onde vamos existe uma história para contar! 

Artigos relacionados

Lefkada Island Depois da ilha de Zakinthos (aqui), ontem foi dia de partir à descoberta e conhecer uma segunda ilha! A escolhida foi Lefkada ou Levkas, que se encont...
Sunset in Vonitsa Este país é sem dúvida uma caixinha de surpresas. Tem locais absolutamente fantásticos e com uma beleza natural incomparável. Estes dias deparei-me co...
Frio, frio, frio 5 meses atrás e lembro-me perfeitamente de ansiar pelo Inverno para poder ficar na cama a ouvir a chuva a bater na janela, e eu enroscada naqueles len...
Olímpia, a cidade onde tudo começou Quem me segue pelo Instagram percebeu que o fim-de-semana passado estive por Olímpia. Foram 2 dias apenas. Mas que souberam tão bem para descansar e p...

8 thoughts on “Grego que é grego …”

  1. Olá Sofia! Já te sigo nas minhas redes sociais desde o tempo em que fui uma das tuas alunas no ginásio em Oliveira S. Mateus, mas desde que vi que te mudaste pra Grécia confesso que sigo com muita mais atenção! O meu namorado é grego, conheço alguns gregos e também já estive algumas vezes na Grécia e concordo plenamente com o que escreveste neste post!
    PS: Só é pena não estar em inglês, que já o estaria a partilhar com o meu grego – fica a sugestão 😉

    1. Olá olá Diana! Tanto tempo! Eu realmente já vi algumas fotos tuas na Grécia, um tempo atras!!! E de que zona da Grécia?
      Obrigada pela sugestão, vou tentar fazer isso!!’
      Beijinho enorme

      1. De salónica. É uma cidade espetacular, adoro e recomendo! Já tive oportunidade de conhecer algumas praias na zona de halkidi, algumas regioes de montanha a norte de salónica e também algumas cidades pequenas até à zona central… mas estou ansiosa por conhecer atenas e algumas ilhas paradisíacas como só a Grécia tem 😉

        1. Ohhhh a grande cidade! Já ouvi falar tão bem dessa cidade e quero a muito conhecer mas ainda não surgiu oportunidade! E muito longe! Mas não vou embora sem conhecer ??

    1. E verdade Joana, é mesmo um país lindo e cheio de história!!! Um dia que possas tens que dar ca um saltinho!!! No verão e demasiado calor e e tudo muito caro principalmente ilhas mas a primavera é uma ótima altura para visitar ? Beijinhos

Deixe uma resposta