Imperdíveis dos Açores

Continuo pelos Açores, mais precisamente pela ilha de São Miguel e continuo também sem palavras com tamanho paraíso português! A tranquilidade, as paisagens verdejantes e as lagoas que via em fotografias sempre me encantaram mas digamos que isto aqui é algo ainda mais maravilhoso!
Depois do primeiro dia, que fiquei pelo centro de Ponta Delgada, rumei para a zona oeste da ilha à descoberta das famosas e atrativas lagoas! Entre muitas lagoas e locais maravilhosos selecionei os importantes e imperdíveis pontos de paragem.

Lagoa das EmpadadasImperdíveis dos Açores

Imperdíveis dos Açores

A primeira paragem foi muito especial e ficará com certeza na memória (mais tarde explicarei porquê)! Não é uma lagoa muito conhecida mas é sem dúvida muito bonita! Além disso, é possível passear em torno da mesma, ver todas as suas flores cor de rosa e tudo isto ao nível das águas!

Miradouro Lagoa do CanárioImperdíveis dos AçoresImperdíveis dos AçoresImperdíveis dos Açores

O melhor dos melhores miradouros! Subimos subimos e de repente ficamos sem palavras! Conseguimos visualizar as várias lagoas – Lagoa de Santiago, Lagoa Rasa e a Lagoa das Sete Cidades!

Miradouro do Rei – Sete CidadesImperdíveis dos AçoresImperdíveis dos Açores

A terceira paragem é algo inexplicável! Foi no mítico miradouro do Rei a 251 metros de altura e com vista sobre a Lagoa das Sete Cidades! A lagoa é dividida por uma ponte e tem dois tons distintos – a lagoa azul e a lagoa verde – a mais pequena!
Contam os locais que as diferentes cores da água se devem ao amor impossível de uma princesa e de um pastor! Ambos estavam apaixonados mas o rei não aprovou a relação e eles choraram! A Lagoa Azul ganhou está tonalidade porque os olhos da princesa eram azuis e a verde porque os olhos do pastor eram verdes!

Com muita sorte consegui visualizar a lagoa na primeira tentativa e não foram necessárias mais visitas à mesma! Porém, o tempo nem sempre ajuda e muitas das vezes o nevoeiro aparece e tudo desaparece dos nossos olhos!

Imperdíveis dos Açores

Mesmo ao lado do miradouro encontra-se o Hotel Monte Palace em ruínas! Abriu nos anos 80 e foi o primeiro hotel de luxo da ilha. Infelizmente fechou após 19 meses! Hoje encontramos as suas ruínas que são também uma das grandes atrações turísticas!

Há a possibilidade de fazer vários trilhos pedestres em toda a ilha e vemos imensos estrangeiros nos mesmos! Partindo do Miradouro do Rei, tinha pela frente quatro quilómetros até ao próximo em terra batida mas felizmente a passagem de carros é permitida e foi dessa forma que fiz esses quilómetros! Aí, em torno da Lagoa das Sete Cidades e bem perto da Caldeira encontramos as mais belas paisagens e o miradouro das Cumeiras!

Imperdíveis dos Açores

Imperdíveis dos Açores

Moinho do Pico VermelhoImperdíveis dos Açores

Imperdíveis dos Açores

Na pequena Ajuda da Bretanha encontramos o bonito e postal de visita da zona. O moinho com mais de 200 anos encontra-se inactivo e foi recentemente restaurado!

Restaurante da Associação Agrícola da Ribeira GrandeImperdíveis dos Açores

A passagem pela Ribeira Grande obriga à paragem neste restaurante! É aqui que encontramos o melhor bife da zona e para o mim o melhor bife de sempre!

Salto do Cabrito

Uma pequena cascata que se encontra facilmente a caminho da Lagoa do Fogo! Em tempo de Verão é procurada por muitos para apanhar uns banhos de sol, mas nesta altura não é tanto!

Lagoa do FogoImperdíveis dos Açores

Imperdíveis dos Açores

A lagoa encontra-se a 575 metros de altura e é por isso a mais alta da ilha! É também a segunda maior lagoa e alcançável através de um percurso pedestre de dois quilómetros de extensão! A lagoa é demasiadamente bonita e clara e um passeio bem perto das suas águas será com certeza inesquecível!

Parque Natura da Caldeira VelhaImperdíveis dos Açores

Imperdíveis dos Açores
A entrada neste Monumento Natural, de chão vermelho, Tem um custo de 2 euros mas no seu interior além da diversa fauna encontramos também 2 poças aquecidas pela atividade do vulcão de Água de Pau! É procurado por todos turistas que se deliciam com um belo e relaxante banho!

Miradouro de Santa Iria

Imperdíveis dos AçoresNa saída da Ribeira Grande encontramos este miradouro com uma bela paisagem.

Chá da GorreanaImperdíveis dos Açores

Imperdíveis dos Açores
Na freguesia da Maia desde 1883 encontramos a fábrica de um dos melhores Chás do mundo! A visita é rápida, grátis e estamos por nossa conta para explorar a fábrica e os seus jardins! No final da visita podemos ainda degustar os seus chás!

Miradouro do Frade – Maia  Imperdíveis dos Açores

Para terminar este fantástico dia em Maia nada melhor que o miradouro Frade para ver o pôr-do-sol!

Sei que parecem imensos sítios a visitar e que andei a correr para ver tudo mas muito pelo contrário, o dia esteve maravilhoso e fiz questão de aproveitar todos os locais e cada segundo! A ilha e pequena e todos os pontos estão a uma pequena distância, o que permite fazer tudo com calma!

Artigos relacionados

Jóia de Epirus – Parga Neste último fim de semana em terras gregas decidimos visitar a mítica cidade de Parga que já se encontrava na nossa lista à algum tempo! A cidade enc...
Olá Açores Melhor que chegar ao meu querido país e rever todos aqueles que gosto é viajar e conhecer um dos pontos mais queridos de Portugal! Nos Açores, a ilha ...
Sintra, um verdadeiro conto de fadas O tempo tem passado a mil e entre milhentas coisas para fazer esta semana tirei uns dias para conhecer mais um cantinho português. Sintra, conhecida d...
Skog, os teus óculos de sol Quem adora óculos-de-sol põe a mão no ar (aposto que somos muitos). Todos adoramos óculos de sol e a verdade é que já ninguém vive sem eles nos dias...

Deixe uma resposta