Karpenisi, a Suiça da Grécia

Desengane-se quem acha que a Grécia é apenas um pequeno país mediterrâneo, com umas centenas de ilhas turísticas e com e umas quantas praias lindíssimas. A Grécia é mais que isso.

Este fim-de-semana, eu e o meu namorado fizemos as malas e rumamos à neve. Sim, porque a maioria das pessoas não sabe, mas a Grécia também tem neve e demasiados locais para os apaixonados por esqui. O destino foi Karpenesi, uma cidade da Grécia Central que faz as delícias para todos os apaixonados pela aventura e pela natureza. A cidade localiza-se na zona de Evrytrania e possui pouco mais de 10 000 habitantes.

Karpenisi, no monte Velouchi, é conhecida pela Suiça da Grécia e tem as estâncias de esqui mais antigas do país. Como tal, nesta altura do ano a região é deveras procurada. Existem no total, 6 pistas, 4 elevadores e bastantes níveis de dificuldade para os aventureiros.

Dia 1

A cidade fica a uma curta distância de oitenta e poucos quilômetros de Agrínio (aqui). Como tal, saímos de casa logo no final de almoço (grego). Á nossa espera tínhamos duas horas de viagem, que se esticaram um pouco mais. As chuvas recentes alagaram muitas das vilas que passamos e estragaram muitas das estradas, desabando com uma das que fazia parte do nosso itinerário. Portanto, o que já era uma viagem demorada, para 80km, ficou ainda mais com os desvios que tivemos de fazer.

Durante a viagem passamos por um dos pontos mais procurados da zona, o mosteiro de Proussos. Este fica localizado na pequena vila de Proussos e é um dos locais mais importantes para a peregrinação na Grécia. No seu interior encontramos em exposição algumas peças antigas, mas é a localização e todo o seu redor que deixa os visitantes sem palavras.

Karpenisi, a Suiça da Grécia

Mesmo em frente ao mosteiro, a cerca de 300 metros encontramos, no alto da colina, a Torre do Relógio.

Feita a visita, que dura pouco mais de 45 minutos fizemo-nos novamente á estrada “perigosa” e quilómetros mais á frente chegamos finalmente ao destino – Karpenisi. Chegamos eram quase 19 horas da tarde, o que já não permitia fazer quase nada.  Como tal, procuramos o hotel e deixamo-nos ficar por lá até á hora de jantar. Ficamos alojados bem no coração da cidade, no City Hotel Apollonion, um dos hóteis mais antigos e conceituados da cidade.

Segundo as informações que nos deram, só havia um restaurante (taverna) na zona e por isso, a escolha era fácil e mais que óbvia.

Dia 2

Saímos do hotel e depois de conhecer o centro da cidade fomos em direcção à estância de esqui. Mas mais ma vez, os planos mudaram. Os termómetros rondavam os -8 e era previsto chegar ao -12 naquele dia. As estradas no alto da colina estavam em gelo e havia trânsito. Não havia máquinas a limpar as estradas e muitos dos carros não estavam preparados e derrapavam. Faziam marcha atrás pela colina e o nosso foi um deles também. Não levamos correntes para os pneus e tivemos de esquecer a estância.

Ficamo-nos pelas zonas que envolviam as pistas e acho que foi a melhor coisa que nos podia ter acontecido. Conseguimos mais tempo e descobrir outros locais da cidade tão ou igualmente bons.

O dia estava frio, muito frio até. 5 camisolas, uns jeans, meias elásticas, mais 2 pares de meias, 2 casacos e luvas e a coisa lá se remediava. Mas para aquecer um pouquinho, decidimos ir tomar um chocolate quente ao Sallon Park. Um pequeno parque que reproduz os cafés antigos dos filmes.  Existem cavalos e outros animais, um comboio turístico, parede de escalada e umas quantas atividades para animação das crianças.

Com muito tempo e em conversa com os residentes decidimos vir por outro caminho para casa. E que caminho esse…. Foi das estradas mais bonitas e que mais gostei de fazer. A natureza deixava-nos sem palavras e a cada passo nós parávamos para tirar fotos, mas nenhuma delas fazia jus a tamanha beleza.

Depois de umas quantas paragens, era hora de voltar a casa. De peito cheio e de ótimas recordações.

Artigos relacionados

Pelas ruas de Argostoli Foi precisamente no centro da ilha, na sua capital que fiquei alojada durante estes 4 dias de Páscoa Grega! Em Argostoli, no hotel Ionian Plaza Hotel,...
Casa de Serralves Hoje, como tantos outros, foi dia de preguiça. Daqueles que nos colámos ao sofá com o pijama tatuado no corpo e a televisão, e no meu caso, o computad...
Frio, frio, frio 5 meses atrás e lembro-me perfeitamente de ansiar pelo Inverno para poder ficar na cama a ouvir a chuva a bater na janela, e eu enroscada naqueles len...
Porto Katsiki, um paraíso azul turquesa De certeza que já todos repararam na invasão de azul turquesa que se deu no meu Instagram (aqui) nestes últimos dias. Pois bem, as últimas fotos trata...

10 thoughts on “Karpenisi, a Suiça da Grécia”

1. Nunca fui à Grécia (aiiiinda) mas realmente transmitem-nos a ideia do calor, só. Não sou grande fã de frio, mas as paisagens com neve apaixonam-me! As fotos estão todas super bonitas.