Páscoa Grega

Páscoa Grega

E foi precisamente ontem que começaram todos os preparativos para a comemoração mais importante da Grécia – a Páscoa ( Páxa).

A comemoração da Ressurreição de Cristo é uma das tradições mais antigas e o ritual mais religioso e feliz deste país! É a festa religiosa onde todas as famílias se juntam, comem e dançam (mesmo como eles gostam)!

Este ano, tal como na religião católica, o dia coincide, e ambos os festejos (católico e ortodoxo) são dia 16 de Abril! Mas este acontecimento ocorre apenas de 4 em 4 anos!

A quinta feira Santa (ontem) dá início às festividades de Ressurreição! Neste dia as donas-de-casa ficam em casa a fazer o tsourekia, pão doce característico desta altura e tão conhecido por ter ovos vermelhos na sua decoração! Os ovos significam a renovação da vida e o vermelho, o sangue de Cristo!

No dia seguinte – sexta feira santa, toda a Grécia fica de luto e todas as mulheres e crianças vão a igreja decorar o Epitáfio com flores! Neste dia as mulheres não cozinham e durante a tarde existem grandes procissões com o Epitáfio presente!

O Sábado de Aleluia encerra a semana santa e é o dia de maior preparação para o Domingo de Páscoa!
Á meia-noite celebra-se a Ressurreição e toda a gente se dirige à igreja com a sua vela para buscar a benção! Depois de cânticos e de acenderem as suas velas, dirigem-se ás suas próprias casas com as velas acesas e lá benzem-se 3 vezes para lhes trazer a sorte. Durante esta noite existe grandes fogos por toda a parte da Grécia!

Domingo de Páscoa é o grande dia para comer! A refeição principal mais procurada é o carneiro ou o cabrito! Neste dia de festa toda a gente come e se diverte até longas horas da noite!

Por fim, na Segunda-feira é feriado nacional e o dia em que todos voltam a casa e ás rotinas do dia-a-dia

Artigos relacionados

Ioannina – 7 paragens obrigatórias O passado fim-de-semana esqueci-me de vos contar, mas foi maravilhoso. Apesar do jogo de Sábado não ter terminado com o resultado que pretendíamos, ti...
Astakos Nature Day Existem poucas coisas no mundo que faço e me deixam realmente feliz como viajar. Não importa se o destino é longe. Não importa se for perto. Nem tão p...
Tessalónica, uma cidade com história Partimos de Agrínio eram 18 horas. Passadas 4 horas chegamos aquela cidade que nos recebeu tão bem este fim de semana - Tessalónica. Tessalónica ou s...
6 Razões para visitar a ilha de Kefalonia Como vos disse no post anterior, os últimos dias foram de festa! Aqui, como em outras partes da Europa comemorou-se a Páscoa ortodoxa grega! É a celeb...

Deixe uma resposta