Páscoa Grega

Páscoa Grega

E foi precisamente ontem que começaram todos os preparativos para a comemoração mais importante da Grécia – a Páscoa ( Páxa).

A comemoração da Ressurreição de Cristo é uma das tradições mais antigas e o ritual mais religioso e feliz deste país! É a festa religiosa onde todas as famílias se juntam, comem e dançam (mesmo como eles gostam)!

Este ano, tal como na religião católica, o dia coincide, e ambos os festejos (católico e ortodoxo) são dia 16 de Abril! Mas este acontecimento ocorre apenas de 4 em 4 anos!

A quinta feira Santa (ontem) dá início às festividades de Ressurreição! Neste dia as donas-de-casa ficam em casa a fazer o tsourekia, pão doce característico desta altura e tão conhecido por ter ovos vermelhos na sua decoração! Os ovos significam a renovação da vida e o vermelho, o sangue de Cristo!

No dia seguinte – sexta feira santa, toda a Grécia fica de luto e todas as mulheres e crianças vão a igreja decorar o Epitáfio com flores! Neste dia as mulheres não cozinham e durante a tarde existem grandes procissões com o Epitáfio presente!

O Sábado de Aleluia encerra a semana santa e é o dia de maior preparação para o Domingo de Páscoa!
Á meia-noite celebra-se a Ressurreição e toda a gente se dirige à igreja com a sua vela para buscar a benção! Depois de cânticos e de acenderem as suas velas, dirigem-se ás suas próprias casas com as velas acesas e lá benzem-se 3 vezes para lhes trazer a sorte. Durante esta noite existe grandes fogos por toda a parte da Grécia!

Domingo de Páscoa é o grande dia para comer! A refeição principal mais procurada é o carneiro ou o cabrito! Neste dia de festa toda a gente come e se diverte até longas horas da noite!

Por fim, na Segunda-feira é feriado nacional e o dia em que todos voltam a casa e ás rotinas do dia-a-dia

Artigos relacionados

My countdown E não é que já estamos a meio da última semana de Março ?! Quem me conhece sabe que adoro fazer anos! Não porque fico mais velha, isso ninguém gosta...
Porto Katsiki, um paraíso azul turquesa De certeza que já todos repararam na invasão de azul turquesa que se deu no meu Instagram (aqui) nestes últimos dias. Pois bem, as últimas fotos trata...
Back to Messolonghi Foi amor à primeira vista!E é por isso que vou e venho a esta cidade e nunca me canso. Messolonghi hoje foi ainda melhor com a presença especial ...
Frio, frio, frio 5 meses atrás e lembro-me perfeitamente de ansiar pelo Inverno para poder ficar na cama a ouvir a chuva a bater na janela, e eu enroscada naqueles len...

Deixe uma resposta